Por que um software de gestão financeira é fundamental para minha PME?

Por que um software de gestão financeira é fundamental para minha PME?

Para que as PMEs alcancem seus objetivos, é fundamental que haja uma gestão financeira eficiente. E para melhorar a gestão financeira, usar um software específico pode contribuir bastante para melhorar os processos, aumentar os investimentos e muitas outras coisas.

A tendência predominante na atualidade é a da automação dos processos – sinônimo de maior rapidez e eficiência. A seguir, veja os benefícios que um software de gestão pode trazer à sua empresa!

Redução de custos

Não será necessário um consumo elevado de papel, nem o arquivamento físico, já que muitos documentos podem ser digitalizados ou produzidos pelo próprio software, sendo armazenados no próprio sistema (notas fiscais eletrônicas, boletos, relatórios, comprovantes).

Além disso, o software diminui as possibilidades de falhas, diminuindo os gastos com retrabalho, correções e perdas. A identificação dos gastos supérfluos e desperdícios, através do controle de fluxo de caixa, de estoque, de compras, e de clientes, ajudará a reduzir custos e empregar melhor o seu capital.

Maior controle financeiro

procf004O software de gestão integra os diferentes departamentos, filiais, unidades de negócio e colaboradores, incrementando o fluxo de informações e, consequentemente, tornando-as acessíveis e claras a todos os interessados.

Diante disso, uma vantagem especial será o maior controle sobre as contas a pagar e a receber, evitando o acúmulo de dividas com juros e fiscalizando a inadimplência dos clientes. Assim, será possível compreender a fundo até que ponto sua empresa está sendo lucrativa ou dando prejuízos.

Leia também:  Dicas para fortalecer o fluxo de caixa da sua empresa

Otimização dos processos

Os processos automatizados primam por sua maior velocidade e eficiência. Dessa forma, sua empresa disporá de tecnologia digital e atualizada para acompanhar e fiscalizar as atividades financeiras, recebendo e passando informações em tempo real e melhorando a comunicação da administração com os funcionários. Seja para trabalhos internos ou externos (clientes ou fornecedores), o software de gestão financeira facilita a vida dos gestores.

Aumento da produtividade

Naturalmente, se os processos são otimizados, a produtividade cresce. Logo, exercendo maior controle sobre as operações financeiras em geral, incluindo o controle de estoque, será possível melhorar a produção e o resultado final.

A produtividade está ligada diretamente a fatores como funcionários e recursos disponíveis para a execução das atividades. Finanças bem organizadas garantem um capital de giro suficiente para prover as necessidades da linha de produção, mantendo os equipamentos em perfeito estado, pagando regularmente os funcionários, investindo em mecanismos que agilizam o trabalho e melhoram a qualidade da mercadoria.

Cumprimento exato da regulamentação

Com um software de gestão, o gestor evitará erros ligados à produção de relatórios, à tributação e a toda mudança legislativa que aconteça no mundo dos negócios. Isso porque o sistema automatizado de gestão está sempre se atualizando e já segue os padrões determinados pelas normas para a elaboração de relatórios e de outros documentos. Assim, se evita submeter a empresa a penalidades ou ao pagamento de multas pesadas.

Leia também:  A sua empresa é lucrativa?

Planejamento e decisão

Por fim, um bom software de gestão financeira vai ajudar os gestores a elaborar um planejamento eficiente, a definir metas alcançáveis e fazer projeções seguras, analisando relatórios precisos e gerenciando adequadamente o fluxo de caixa. Será bem mais fácil traçar estratégias a partir de dados numéricos compatíveis com a realidade e que podem ser comparados a outros referenciais. Os gestores estarão, assim, mais embasados para tomar decisões acertadas.

ProFinanceiro

procf003Desenvolvido por especialistas em PMEs, o ProFinaceiro é um sistema web de gestão para empresas que não precisam de um software completo feito o descrito nesse artigo. Ele atende as necessidades de 90% das empresas, é de fácil operação e de baixo custo de implantação e operação. Ele é muito semelhante ao Microsoft Excel e mostra com precisão a lucratividade da sua empresa. Com ele, é possível controlar o presente, o passado e o futuro com total segurança, pois ele oferece backup de dados em tempo real, bem como garante total sigilo sobre eles.

Já utiliza software de gestão financeira? Já experimentou o ProFinanceiro? Entre em contato e saiba mais! Para receber mais dicas sobre finanças, assine nossa newsletter!

Um comentário sobre “Por que um software de gestão financeira é fundamental para minha PME?

Deixe uma resposta