Quer se tornar um melhor gestor? Veja 4 dicas de sucesso

Quer se tornar um melhor gestor? Veja 4 dicas de sucesso

Afinal, qual é a melhor forma de gerir um empreendimento? Certamente, se perguntássemos para os mais de 16 milhões de empreendedores do país, teríamos um leque extenso e controverso de respostas.

Embora nenhuma delas possa ser considerada absoluta ― afinal, não existe fórmula mágica para o sucesso ― o fato é que determinados gestores conseguem mais sucesso do que outros. O diferencial, basicamente, está na forma como a gestão do negócio é encarada.

Capacitação, por exemplo, é uma necessidade para qualquer bom gestor, principalmente considerando um mercado cada vez mais globalizado. Nesse sentido, é sempre importante se manter atualizado e, principalmente, adotar as melhores práticas para prosperar.

Quer conferir algumas dicas nesse sentido? Então continue lendo e veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para se tornar um bom gestor!

Acompanhe a evolução tecnológica

Se você ainda acredita que a tecnologia é um luxo destinado apenas às grandes empresas, é melhor rever agora mesmo os seus conceitos. Hoje, até mesmo os pequenos quiosques de rua já contam com softwares sofisticados para o controle efetivo do negócio.

Existem empresas especializadas em oferecer sistemas específicos para o pequeno empreendedor, inclusive. Com eles, é possível controlar processos com maior efetividade, principalmente as finanças do negócio. O primeiro passo, portanto, é se atualizar em relação a esse ponto.

Leia também:  Que tal uma planilha eletrônica portátil para o controle financeiro da sua empresa?

Adote uma postura de liderança

A época em que o chefe mandava e o subordinado simplesmente obedecia, muito comum em gestões autocráticas, acabou. Na era das gerações Y e Z, não há mais espaço para relações unilaterais. Sendo assim, a colaboração nunca foi tão importante.

Nesse cenário, é importante que o gestor procure se desenvolver como um líder, capaz de guiar todos e garantir a harmonia das equipes. Desenvolver as relações interpessoais, participar das atividades e, acima de tudo, transmitir confiança na tomada de decisão, são apenas alguns dos pontos que devem ser aprimorados.

Domine os processos internos

O gestor deve participar ativamente da rotina operacional da empresa, não apenas para exercitar seu papel de liderança, mas, principalmente, para ter uma percepção muito mais ampla dos processos internos. Grande parte do sucesso das empresas vencedoras parte do fato de que elas conseguem otimizar os recursos.

Em vez de monitorar pessoas com um ar ditatorial, por exemplo, invista sua energia em descobrir os famosos gargalos de produção, que são atividades que apresentam falhas, desperdícios ou retrabalho constante.

Invista na capacitação

Por fim, nossa última dica é que o gestor invista em capacitação. Claro, os colaboradores precisam saber utilizar todas as ferramentas internas, além de conhecer as melhores práticas e técnicas, mas não pode parar por aí. O próprio gestor precisa desenvolver suas habilidades profissionais para servir de exemplo para todos.

Leia também:  5 maneiras de manter um fluxo de caixa saudável

Além disso, como dissemos, é fundamental se manter sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado, caso contrário, inevitavelmente seu negócio se tornará obsoleto junto com a sua gestão. Em outras palavras, capacitação é o segredo do bom gestor!

Gostou das dicas de hoje? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das nossas novidades!

Deixe uma resposta