Saiba a importância de otimizar o controle financeiro de sua empresa

Saiba a importância de otimizar o controle financeiro de sua empresa

Otimizar o controle financeiro é uma necessidade de grande parte das empresas. Alguns negócios até possuem certos mecanismos para fiscalizar a entrada e a saída de dinheiro, mas não conseguem saber se há lucro ou prejuízo no empreendimento.

Como a gestão financeira pode ser considerada o coração de uma empresa, já que dela depende o bom funcionamento do negócio no longo prazo, o empresário deve adotar práticas precisas e contínuas de controle do fluxo de dinheiro.

Veja, em seguida, por que você deve acompanhar de perto a movimentação financeira do seu negócio e como otimizá-la para melhorar a lucratividade.

Ter a empresa na palma da mão

O gestor que tem os números do negócio sempre à disposição, sem dúvida, possui um diferencial significativo em relação à concorrência. Afinal, quem consegue visualizar os principais dados financeiros da empresa, em um software na internet, por exemplo, tem condições de fazer escolhas muito mais embasadas do que quem não dispõe de informações confiáveis.

Como praticamente todas as decisões precisam ter o aval da área financeira da empresa, o gestor precisa estar cercado de dados precisos, para escolher os caminhos mais adequados para o negócio. Caso contrário, a atuação do empreendimento pode ser seriamente prejudicada, devido a riscos não considerados pelo gestor por falta de conhecimento.

Otimizar o controle financeiro com a ajuda da tecnologia

Mesmo uma pequena empresa possui uma variedade de datas, números e fontes de receita e de despesa para gerenciar. Nesse sentido, confiar somente na memória na hora de fazer a gestão financeira pode ser um grande risco para o negócio. Além disso, informações desencontradas — quando várias pessoas tomam decisões — podem prejudicar o fluxo de caixa da empresa e gerar gargalos.

Para evitar dados inconsistentes, você pode otimizar o controle financeiro por meio de um software, que possa ser gerenciado pela internet. Dessa maneira, os responsáveis pela gestão financeira poderão monitorar os dados de onde estiverem, além de concentrarem os dados em um só local. Assim, evitam-se riscos de decisões tomadas com base no achismo ou apenas na repetição de ações anteriores, sem qualquer critério objetivo.

Você também pode otimizar o controle financeiro por meio de uma reunião com a sua equipe, para que todos sigam regras preestabelecidas, como as relativas ao lançamento e ao agrupamento dos dados.

Criar parâmetros de análise

Os negócios, bem como as pessoas, possuem características próprias. Por isso, enquanto uma variável pode ser muito importante para uma empresa, para outra talvez não seja. Dessa forma, o controle financeiro precisa estar adequado ao ramo de atuação e à realidade financeira da empresa.

Embora quesitos como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, margem de lucro etc. possam ser usados em qualquer negócio, alguns dados têm que ser pensados sob a ótica do contexto do negócio. Vale lembrar que planejamento, organização, direção e controle são funções administrativas. Note, então, que planejar e controlar estão intimamente ligados, seja para comprovar o que foi programado ou para corrigir o que não deu certo.

Se a sua empresa não possui métodos de gestão bem embasados, pode ser interessante contar com o auxílio de uma consultoria para otimizar o controle financeiro. Assim, você poderá estabelecer indicadores-chave de desempenho para o seu negócio, de modo a saber com clareza quando deverá ou não tomar certo tipo de decisão.

Quer receber mais dicas para melhorar a sua gestão financeira? Então, assine a nossa newsletter e não perca os próximos conteúdos!

Leia também:  Dicas para fortalecer o fluxo de caixa da sua empresa

Deixe uma resposta