É possível um negócio ser lucrativo e estar em dificuldades financeiras?

É possível um negócio ser lucrativo e estar em dificuldades financeiras?

Em um primeiro momento você tende a responder não à pergunta título deste artigo, mas por mais estranho que possa parecer, a resposta é sim! Muitos negócios entram em crise financeira não porque deixaram de ser lucrativos, mas o pelo que foi feito com o os lucros.

Para facilitar o raciocínio, vamos entender o que é lucro. Todo empreendedor tem ideia do que vem a ser Lucro.  Podemos dizer que ele é a condição básica para existência das empresas, pois empresas que não lucram morrem. Portanto antes de nos atermos a conceitos técnicos, vamos partir do princípio que lucrar é mais que um dever, é uma obrigação de toda empresa!

Toda empresa está no mercado com um propósito, uma atividade fim. Esta atividade pode ser comercializar produtos, prestar serviços, produzir e transformar. Para que uma empresa opere no mercado ela tem custos para produzir ou prestar serviços e com a sua estrutura de funcionamento. É a diferença entre o que uma empresa vende e quanto custa que determina o resultado:

resultadooperacional-lucro

E para que servem os lucros? Os lucros tem quatro finalidades descritas na figura abaixo:

investiment-dividas-contingencia

Como você viu na figura acima, as dívidas são pagas com lucros, assim como os investimentos, as contingências e os dividendos. Se os compromissos assumidos com dívidas ou investimentos forem maior que o lucro gerado no período faltará grana! Da mesma forma se o empresário resolver retirar além do lucro, também faltará grana!

Leia também:  5 dicas de como fazer um planejamento tributário

Nessa hora você terá um negócio que deu lucro, mas ficou sem caixa! Isso porque foram assumidos compromissos acima da capacidade de geração de lucros da empresa. Essa informação é essencial para sabermos que rumos dar a um empreendimento que atravessa uma crise financeira.

Se você não tem essas informações de forma clara e acessível, ou as tem com muitas dificuldades e contas paralelas, convido você a conhecer o ProFinanceiro Master que nós lançamos no mercado. É a implantação de um controle financeiro de baixo custo com onde você será orientado por um consultor especialista em pequenos negócios desde a implantação do sistema, análise do seu histórico e orientação técnica após a implantação!

profinanceiromaster_banner_principal

Clique acima e descubra como o ProFinanceiro Master pode ajudar você!

marcelo Marcelo Coutinho
Experiente consultor em custos, gestão financeira e administração em geral. Especialista em políticas públicas de desenvolvimento econômico com foco em pequenos negócios

Um comentário sobre “É possível um negócio ser lucrativo e estar em dificuldades financeiras?

Deixe uma resposta