A importância de criar um relatório financeiro

A importância de criar um relatório financeiro

Você tem uma empresa e possui dificuldades para gerenciar os dados financeiros. Apesar de ter certo controle por meio de planilhas em Excel, quer administrar melhor os números, identificando se a empresa está tendo lucro ou prejuízo e tendo mais eficiência na gestão. Assim, pode despender mais tempo para si e para sua família. Se você se identificou com esse cenário, saiba que é possível criar um relatório financeiro eficiente de maneira rápida e prática.

Acha que isso é um sonho? Então, veja nesse post como você pode fazer isso em poucos passos. Assim, poderá ter melhores resultados e um negócio com uma boa saúde financeira. Confira!

A importância do relatório financeiro

Para que um negócio seja viável, ele precisa ser financeiramente sustentável. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa, é fundamental que você tenha controle sobre as receitas e as despesas, ou seja, o que entra e sai de dinheiro.

Essa atitude é sinônimo de uma gestão financeira eficiente, que vai garantir a continuidade da sua empresa ao longo do tempo. E isso só pode ser obtido por meio dos relatórios financeiros, que vão dar subsídios para saber quando é preciso reduzir gastos, investir, qual é o limite de gastos etc.

Ou seja, sem os relatórios financeiros é impossível fazer um controle financeiro adequado. Mas quais são as vantagens dessa atitude? Veja alguns benefícios a seguir:

Leia também:  Fluxo de Caixa: Entenda por que ele é fundamental para seu negócio

Tomada de decisões mais assertiva

Os relatórios financeiros fornecem uma visão geral das receitas e despesas, do valor que a empresa possui para investir e de possíveis aumentos e quedas de receitas. Assim, você pode tomar decisões sabendo quando é a melhor hora de agir.

Elaboração do planejamento financeiro

A empresa só pode ter um planejamento financeiro se tiver os respectivos dados atualizados. Além disso, esse planejamento ajuda a evitar imprevistos e a contração de financiamentos e empréstimos.

Conhecimento do faturamento por setor

Se a sua empresa possui diferentes setores, os relatórios financeiros oferecerão informações sobre o faturamento de cada departamento, acompanhando a evolução de cada um deles e identificando a necessidade de melhorias.

Eliminação da fuga de dinheiro

Os relatórios financeiros permitem acompanhar a entrada e a saída de recursos, identificando também onde eles são aplicados. Dessa forma, é possível diminuir custos desnecessários.

Potencialize o uso de seu relatório financeiro

1. Identifique sua real situação

Junto com o mesmo, você deve analisar todos os aspectos inerentes à sua empresa. Por exemplo: pontos positivos e negativos, tempo de mercado, público-alvo, serviço ofertado, comunicação com o público etc. Isso permite ter uma noção mais geral, compreendendo o tipo de planejamento mais adequado.

2. Trace diferentes cenários

Analisar oportunidades e prever diferentes situações é uma maneira de se preparar financeiramente para o melhor e também para o pior. Por isso, faça uma previsão de gastos e de recursos que entrarão em caixa.

Leia também:  A diferença entre caixa e contas a receber

3. Faça um plano de ação

Elaborar um plano de ação é a maneira de concretizar o que você deseja para o seu negócio. Por isso, defina seus objetivos, verifique as ações que devem ser tomadas para chegar lá, trace um cronograma (que seja realista), divida as responsabilidades e competências com a equipe, mensure os resultados conforme as ações vão sendo realizadas e documente o que for feito para posterior análise. Assim, você terá todas as ferramentas possíveis para verificar o que precisa ser feito e acompanhar o andamento das atividades.

Para criar um relatório financeiro, você pode encontrar alguns softwares que ajudam muito nessa tarefa, porque geram o relatório financeiro de maneira automática.

E se você curtiu o nosso post e quer receber outros conteúdos como esse assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta