Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Administrar sabiamente as finanças é a melhor maneira de controlar os gastos, maximizar os lucros e manter o fluxo de caixa em equilíbrio. Pequenas e médias empresas apresentam suas próprias características no que se refere às finanças, já que dispõem de menor capital e recursos, mas, ainda assim, podem aproveitar boas oportunidades para fazer bons negócios e crescer.

Veja, a seguir, como fazer uma gestão financeira eficiente com estas cinco dicas!

Tenha conhecimento em gestão de negócios

O mais recomendável é fazer cursos específicos, inclusive cursos de nível superior, como Administração de Empresas, e cursos de especialização ou complementares, como Planejamento Estratégico, Gestão de Finanças e outros.

Ler livros específicos é uma boa forma de adquirir mais conhecimento — e existem muitos livros bons sobre o assunto, escritos por economistas e empresários. Visite sites e blogs sobre empresas para diversificar seu repertório sobre gestão financeira. O Senac, o Sebrae, o Sesc, o Sesi, a Endeavor e a Fundação Nacional de Qualidade costumam oferecer cursos e informações relevantes, principalmente para quem está começando.

Organize-se e acompanhe a gestão orçamentária

O orçamento anual deve fazer parte do planejamento e conter projeções (receitas e custos), balanço, objetivos financeiros, metas a atingir, análise do mercado e modelo de precificação dos produtos.

Um sistema automatizado de gestão financeira, instalado ou online, ajudará a organizar melhor todas essas informações, evitando erros comuns na organização manual ou mesmo em planilhas do Excel. Sistemas assim são mais precisos e seguros no registro de dados e facilitam a criação de um fluxo de caixa durante a gestão financeira empresarial.

Leia também:  O problema que todo empreendedor gostaria de ter

O mais importante é optar por um sistema de gestão menos complicado, que facilite sua transição das planilhas do Excel para o novo método de gestão.

Saiba fazer a administração correta do fluxo de caixa

Um bom sistema vai influir diretamente no controle do fluxo de caixa, facilitando o cálculo dos lucros e gastos e evitando procedimentos que consomem tempo, dinheiro e produtividade.

Evite fazer retirada de dinheiro para cobrir despesas pessoais. Pode controlar isso definindo uma remuneração para o dono (e seus sócios, caso existam).

Mantenha em equilíbrio as contas que vai pagar e aquelas que vai receber. Identifique sempre a origem dos recebimentos e dos pagamentos para, assim, controlar melhor seus lucros e despesas.

Organize os documentos

Procure guardar os documentos com cuidado, seja no sistema, seja em arquivos físicos. Guarde os documentos que não podem ser armazenados em computador ou nuvem em locais adequados, devidamente organizados por categorias, de modo a facilitar o acesso a eles.

Documentos armazenados  no computador, devem ser  guardados em pastas específicas. E esteja atento para que não sejam corrompidos por vírus ou deletados por engano. Para se precaver, faça sempre o backup dos documentos e mantenha sempre um software de recuperação de arquivos.

Tenha atenção na hora de fazer a precificação

Se o preço dos produtos for muito baixo, não haverá lucro suficiente e, talvez, a renda nem sequer cubra todas as despesas. Se estipular preços altos demais, terá prejuízos à medida que não vender o suficiente para saldar as dívidas e manter as atividades da empresa.

Leia também:  4 dicas para organizar as finanças da empresa

Pesquise o mercado e a concorrência, confira os preços máximos e mínimos e estabeleça um valor que seja ideal para seu negócio. Procure também ajuda de um contador, de pessoas mais experientes, reúna-se com seus sócios. Não dê o preço final sem antes fazer um estudo prévio. Se perceber, depois da precificação, que o preço não compensa, modifique-o.

Já faz uso dessas dicas para gerir adequadamente as finanças de sua empresa? Conte como realiza a gestão financeira dela. Passe a sua dica! E fale sobre suas dificuldades. Para receber mais dicas e notícias como essas, assine a nossa newsletter!

Um comentário sobre “Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Deixe uma resposta