Fluxo de Caixa: Entenda por que ele é fundamental para seu negócio

Fluxo de Caixa: Entenda por que ele é fundamental para seu negócio

A correta gestão do seu negócio começa com o uso de ferramentas financeiras que podem transformar as suas finanças. Neste post, você vai ver que uma das ferramentas fundamentais para o seu negócio é o fluxo de caixa. Ela permite, entre outras funções, conhecer os seus recursos disponíveis, valores para investimentos e até mesmo a necessidade de fazer empréstimos.

O que é um fluxo de caixa?

Um fluxo de caixa, como você já viu, é uma ferramenta financeira que relacionará todas as entradas e saídas de recursos da sua empresa. Estas entradas são relativas aos recebimentos, como contas a receber e clientes.

As saídas, por sua vez, estão relacionadas aos pagamentos feitos a funcionários, fornecedores, pagamento de contas de consumo como energia elétrica, telefone, internet e outros gastos do dia a dia de sua empresa.

Apesar do nome, o fluxo de caixa não deve relacionar somente os valores em dinheiro e que estão efetivamente no caixa da empresa. Ele também deve considerar aqueles valores de contas correntes, por exemplo, já que estes funcionam como disponibilidades da empresa.

Como desenvolver o seu fluxo de caixa?

A primeira necessidade para elaborar um fluxo de caixa é entender e separar o valor de caixa e equivalentes, estes serão os seus saldos iniciais. Posteriormente, com o uso de uma planilha eletrônica ou, de preferência, de um software de gestão, é preciso inserir estes saldos iniciais e todas as entradas e saídas de recursos em colunas separadas, que representarão estes elementos.

Leia também:  Ponto de equilíbrio: o que é e como calcular

Assim, do confronto dos saldos iniciais com as entradas e saídas de recursos, você obterá o seu fluxo de caixa, que representa o valor de recursos disponíveis que sua empresa tem no momento. Entretanto, é importante lembrar que são necessários alguns cuidados ao fazê-lo.

Quais cuidados devo ter ao elaborá-lo?

Ao desenvolver o seu fluxo de caixa, busque inserir os valores das entradas e saídas de forma diária, assim você evitará problemas com valores equivocados ou que não existem. Além disso, com um bom software de gestão você pode detalhar o seu fluxo de caixa. Este é um cuidado necessário para conhecer quais são as suas despesas e o seu montante por grupo, como salários de funcionários, contas diversas, entre outros.

Também é preciso inserir todas as entradas e saídas por menores que sejam. No final do período, elas farão diferença nos seus dados financeiros. Outro cuidado essencial é não lançar cheques pré-datados recebidos ou emitidos diretamente no caixa, já que estes só devem ser registrados como entrada ou saída na data de sua compensação.

O fluxo de caixa, além da informação sobre os recursos disponíveis, poderá ser usado da forma projetada. Esta ferramenta também lhe mostrará como estarão seus gastos e recebimentos no futuro, permitindo seu planejamento financeiro, a criação de metas e objetivos para sua empresa. Ela também serve para que você reconheça que precisa de empréstimos, ou verifique se existem recursos disponíveis para compras ou algum investimento necessário.

Leia também:  Lançamento de fluxo de caixa: conceitos importantes que toda empresa deve saber

Caso queira conhecer melhor essa ferramenta, ou ainda tem dúvidas sobre fluxo de caixa e outros assuntos da área, deixe seu comentário!

3 comentários sobre “Fluxo de Caixa: Entenda por que ele é fundamental para seu negócio

Deixe uma resposta