Entenda o que é projeção de fluxo de caixa

projeção do fluxo de caixa

No contexto das finanças corporativas, a projeção de fluxo de caixa é o modelo da futura liquidez financeira de uma empresa no curso de um período de tempo específico. O caixa em geral refere-se ao total das contas bancárias de uma empresa, mas muitas vezes o que é projetado é a posição dos fundos, isto é, caixa mais investimentos de curto prazo menos débitos de curto prazo. O fluxo de caixa são as alterações da posição dos fundos de um período para o período seguinte.

O método direto de projeção de fluxo de caixa agenda os recebimentos e desembolsos em dinheiro de uma empresa. Recebimentos são primariamente a coleção de contas a receber de vendas recentes, mas incluem também as vendas de outros ativos, rendas de investimentos, etc. Desembolsos incluem folha de pagamento, pagamento de contas a pagar de compras recentes, dividendos e juros de dívidas. Esse método direto de pagamento/recebimento é mais recomendável para o horizonte de projeções de curto prazo de mais ou menos 30 dias, pois esse é o período no qual os dados reais, em oposição aos projetados, são disponibilizados.

Os métodos indiretos são baseados nos lançamentos da renda projetada da empresa e em balanços.

O método de renda líquida ajustada começa com a renda operacional e soma ou subtrai as alterações nas contas de balanço tais como contas a receber, contas a pagar, e inventários para projetar o fluxo de caixa.

Leia também:  Quer se tornar um melhor gestor? Veja 4 dicas de sucesso

O método do balanço pro-forma olha direto para a conta projetada do livro de caixa; se todas as outras contas do balanço houverem sido projetadas corretamente, o caixa estará correto também.

projecao-fluxo-caixaAmbos os métodos acima são mais recomendados para os horizontes de projeção a médio prazo (até um ano) e a longo prazo (vários anos). Ambos são limitados aos intervalos mensais ou trimestrais do plano financeiro.

Uma projeção de fluxo de caixa é um importante insumo na avaliação de ativos, construção de orçamentos, e na determinação de estruturas apropriadas de capitalização.

No contexto de empreendedores ou gestores de pequenas e médias empresas, a projeção de fluxo de caixa pode ser algo mais simples, planejando o volume de caixa que entrará em um negócio ou em uma unidade de negócio, para assegurar que as saídas possam ser administradas de forma a evitar que excedam as entradas. Empreendedores precisam aprender desde o início que “o caixa é o rei” e, portanto, precisam ficar craques na projeção de fluxos de caixa.

O método mais simples é ter uma planilha que mostre o caixa que entra de todas as fontes em um período mínimo de 90 dias, e toda saída de caixa pelo mesmo período. Isso exige que a quantidade e as datas de recebimento provenientes de vendas sejam razoavelmente precisas, algo que por sua vez requer um julgamento temperado pela experiência na indústria em questão, pois é raro que recebimentos de caixa “batam” exatamente com projeções de vendas, e também é raro que todos os clientes paguem em dia. Esses princípios permanecem constantes, seja a projeção de fluxo de caixa feita em uma planilha primitiva ou em algum outro sistema de software automatizado.

Leia também:  A sua empresa é lucrativa?

Marco Fernandes

ProLucro Consultoria Empresarial

Um comentário sobre “Entenda o que é projeção de fluxo de caixa

Deixe uma resposta