Por que donos de seu próprio negócio tem insegurança em assumir compromissos financeiros?

Empreendedores não possuem salário nem renda fixa, seus ganhos vêm do trabalho diário dentro de suas empresas e por esse motivo os valores nem sempre são constantes, pois dependem do desempenho do seu negócio. Quando necessitam de fazer um investimento de maior vulto na empresa ou pessoal, como a compra de um carro ou imóvel, o empreendedor fica na dúvida se irá “dar conta” de assumir mais um compromisso para pagar.

Com mais de 15 anos trabalhando na gestão de pequenos negócios me arrisco a opinar sobre esse tema. A grande maioria dos sistemas operacionais que as empresas utilizam para controlar suas atividades, organizam a parte financeira em “contas a pagar” e “contas a receber”, como assuntos isolados, gerando dois relatórios independentes. Ora, as contas deverão ser pagas com os recebimentos!  De que vale uma informação que aponta apenas quanto você deve pagar e não fala de onde virá o dinheiro?

Para piorar as informações do empresário, o relatório de “contas a pagar” é sempre mais preciso que o de contas a receber, pois as “contas a pagar” são compromissos certos, com data e hora para acontecer. O relatório de “contas a receber” informa apenas o realmente foi vendido, sem fazer projeção sobre as vendas.

É para fazer projeção sobre as vendas? CLARO QUE SIM! Sua empresa não vende R$ 50.000,00 por mês de uma vez! Ao longo dos 30 dias do mês você sabe, ou deveria saber, quanto entra em caixa nos primeiros 10 dias, entre o dia 11 e 15…e assim por diante. A informação relevante para a tomada de decisão deve conter tudo que temos para pagar, para receber (incluindo as projeções) em um determinado período. É isso que chamamos de fluxo de caixa projetado. É uma agenda financeira que deve nortear a tomada de decisão do empresário. Quanto maior for o período projetado em um fluxo de caixa, maior será a sua segurança em tomar decisões financeiras, tanto para negociar pagamentos como para fazer investimentos.profinanceiromaster_banner_principal

Leia também:  O problema que todo empreendedor gostaria de ter

Se você não tem essas informações de forma clara e acessível, ou as tem com muitas dificuldades e contas paralelas, convido você a conhecer o ProFinanceiro Master que nós lançamos no mercado. É a implantação de um controle financeiro de baixo custo com onde você será orientado por um consultor especialista em pequenos negócios desde a implantação do sistema, análise do seu histórico e orientação técnica após a implantação!

Clique aqui e descubra como o ProFinanceiro Master pode ajudar você!

marcelo Marcelo Coutinho
Experiente consultor em custos, gestão financeira e administração em geral. Especialista em políticas públicas de desenvolvimento econômico com foco em pequenos negócios

Deixe uma resposta