5 dicas para não cometer erros na gestão financeira de sua empresa

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores é a gestão financeira do negócio. O controle errado das finanças é crucial para o saldo bancário e pode até mesmo levar a empresa à falência. Por isso, é necessário que diretores ou donos do próprio negócio tenham muita atenção aos aspectos financeiros, sabendo que o seu correto gerenciamento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Para ajudá-lo a fazer com que sua empresa seja destaque no mercado, preparamos este post com 5 dicas para você não cometer erros na gestão financeira. Confira a seguir e veja como gerir seu negócio e evitar perdas financeiras.

1. Separe as finanças pessoais das empresariais

Misturar as finanças pessoais com as empresariais é um erro extremamente comum em pequenas empresas. Muitos empreendedores acabam não fazendo a separação das contas, o que pode levar ao desencontro de informações e principalmente a diversos erros no caixa.

As contas pessoais jamais devem ser levadas para dentro do negócio, devendo ser tratadas separadamente pelo empreendedor. Ao misturar as contas, pode-se interferir no balanço e no fluxo de caixa, resultando em informações falsas que podem impactar os resultados e lucros da empresa.

2. Controle o estoque

Estoque em excesso significa dinheiro “parado” e menor fluxo de caixa. Já o estoque muito baixo pode interferir na operação e levar a perdas. Por isso, é fundamental que os empreendedores tenham total controle dos suprimentos. Para isso, deve-se registrar todo o estoque, controlá-lo e atualizá-lo constantemente de acordo com as entradas e saídas.

Leia também:  O melhor controle financeiro para empresários iniciantes

Além disso, quando se controla o estoque, é possível saber há quanto tempo equipamentos e materiais estão guardados, evitando que eles se tornem obsoletos ou ocorram perdas e datas de validade sejam excedidas — no caso de produtos perecíveis. Portanto, independente de usar uma planilha ou um sistema integrado, não deixe de controlar todo o estoque da sua empresa.

3. Gerencie o fluxo de caixa e evite erros na gestão financeira

Um dos principais pilares da gestão financeira de qualquer negócio é o fluxo de caixa, ou seja, o controle da entrada e saída de dinheiro da empresa. Manter o fluxo positivo faz com que o empreendimento mantenha o crescimento e tenha capital para possíveis investimentos e melhorias.

É fundamental gerenciar o fluxo de caixa de forma eficaz, acompanhando e registrando todas as transações financeiras. Do contrário, a negligência com o controle do fluxo de caixa impede a criação de um planejamento, afetando todos os processos e principalmente os resultados futuros.

O fluxo de caixa deve ser constantemente monitorado e acompanhado, fazendo com que a organização esteja sempre preparada para eventuais mudanças do mercado e oscilações na demanda.

4. Crie um planejamento estratégico

Dentre os erros mais comuns na gestão financeira, podemos considerar a falta da criação de um planejamento estratégico. Para o bom gerenciamento das finanças, é fundamental que se tenha claramente definidos a missão e os objetivos do negócio.

Leia também:  Por que donos de seu próprio negócio tem insegurança em assumir compromissos financeiros?

Essas informações que servem para nortear o negócio são definidas no planejamento estratégico, que é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da organização.

5. Conte com um sistema de gestão

profinanceiromaster_banner_principal

É extremamente comum a utilização de planilhas para controlar contas, fluxo de caixa e realizar a gestão financeira. Isso pode ser um grande erro, pois planilhas não são confiáveis, podem cometer erros e permitem que qualquer pessoa tenha acesso e faça modificações.

Por isso, é fundamental que sua empresa possua um sistema de gestão financeira, pois desta forma, tem-se a segurança de todas as informações e a confiabilidade dos dados, evitando qualquer erro e otimizando os ganhos.

Agora que você já sabe como não cometer erros na gestão financeira da sua empresa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de novidades para você e seu negócio!

Deixe uma resposta