Como separar contas pessoais das contas da sua empresa?

É possível separa as contas pessoais das contas da empresa?

Pequenos empreendedores geralmente participam de todas as atividades da empresa. São responsáveis pela produção, venda, entrega, cobrança e quase não dispõem de tempo suficiente para controlar a situação financeira da sua empresa.

Nesse contexto, podem se tornar reféns da própria desorganização e cometer um erro bastante comum: misturar as contas pessoais e as contas da empresa.

Um erro comum e possivelmente letal. Misturar as despesas de casa e as despesas do empreendimento vai gerar impacto destrutivo e, geralmente, o maior prejuízo é na empresa.

Organização e disciplina serão fundamentais. Sem uma real mudança de hábito, dificilmente haverá resultado positivo. Você pode precisar, ainda, de ferramentas que te auxiliem.

O ProFinanceiro possui uma ferramenta capaz de ajudar a separar contas pessoais das contas da sua empresa e a controlar tanto as despesas de casa, quanto as do negócio.

Para evitar o problema, elencamos estratégias que o empresariado pode adotar para diminuir as chances de ser ele mesmo o causador de uma crise financeira no seu negócio. Vamos conhecê-los?

Acompanhe o fluxo de caixa

Se você ainda não conhece bem as informações do seu negócio, chegou a hora. É fundamental acompanhar o fluxo de caixa.

Somente dessa forma você saberá se as movimentações de sua empresa caminham bem e conseguirá fazer correções antes que seja tarde.

Conseguirá identificar também se a retirada de dinheiro da empresa não é justamente o problema que precisa resolver. Por outro lado, se faz retiradas sem registrá-las, o problema é ainda mais grave. Você precisa corrigir isso!

Não recorra à empresa para se salvar

Na maioria das vezes, as retiradas da empresa acontecem por praticidade. O empresário precisa pagar a fatura da luz de sua casa, não tem tempo pra ir ao banco e retira dinheiro do caixa da empresa.

É um erro! Primeiro porque gera confusão e dificulta o controle, segundo porque esse dinheiro poderia salvar a empresa em alguma situação de risco ou ainda em alguma oportunidade de investimento. Nesse caso, é um dinheiro “perdido”, que dificilmente voltará ao caixa da empresa.

Se você recorrer ao caixa da empresa sempre que precisar de dinheiro, mesmo que em pequenas quantidades, vai chegar um momento que não conseguirá identificar mais se seu negócio é rentável. E empresas que não são rentáveis não têm sucesso, certo?

contas pessoaisTenha contas correntes separadas

Não é recomendado manter a mesma conta para movimentar o seu dinheiro e o da empresa. Separe as contas da pessoa física e jurídica.

Por quê? Primeiro, por uma questão básica de organização e controle. Segundo, porque se você precisar de um empréstimo para investir na empresa, por exemplo, os benefícios para a pessoa jurídica são mais atrativos.

Se ainda assim você preferir manter a mesma conta corrente, faça os lançamentos em planilhas diferentes para manter um controle mínimo.

Estabeleça um pró-labore

O pró-labore é o “salário dos sócios”. Ele deve ser fixado no planejamento financeiro da empresa e constar no fluxo de caixa. Deve ser, ainda, um equilíbrio entre suas necessidades e aquilo que a empresa pode pagar no momento.

Não é interessante fixar um pró-labore muito alto e que não condiz com a realidade do mercado, por exemplo. Respeite o valor fixado e se precisar de dinheiro extra, recorra a outros métodos que não o caixa da empresa, ou espere o próximo mês.

Poupe o dinheiro que sobra na empresa

O dinheiro que sobra na empresa ficará na empresa. Em alguns meses os resultados financeiros serão positivos, em outros, nem tanto.

Por isso, é importante fazer reservas no caixa da empresa em vez de retirar o dinheiro sempre que os resultados são bons. Sua empresa precisa estar preparada para emergências, assim como precisa de reserva para pagar o 13º dos funcionários e as férias.

E você? Já conseguiu separar as contas pessoais das contas da sua empresa? Está precisando organizar as despesas? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Conheça também:

Gestão financeira: 5 dicas indispensáveis para a sua empresa

Controle financeiro assertivo: entenda o que é e como fazer na sua empresa

Equipe ProLucro

ABRIR UM NOVO NEGÓCIO

Plano de negócios

Começar do zero, abrir uma filial, comprar uma empresa aberta, entrar de sociedade, investir nos outros…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saber mais

MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

VAMOS LÁ!

Organizar, crescer, aumentar o lucro, sair da crise, trabalhar com mais prazer, trabalhar menos, fazer minha sucessão…
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

CONSULTORIA ONLINE

VAMOS LÁ!

Conte com nossos profissionais para aumento do desempenho e sucesso do seu negócio.
A ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

SABER QUANTO VALE MEU NEGÓCIO

VAMOS LÁ!

Querem comprar meu negócio, às vezes penso em vender, tenho um investidor interessado, quero saber o valor da minha empresa…
ProLucro vai te auxiliar.
Saiba Mais

Compartilhe

Quer conversar com um consultor sem compromisso?

Quero!

Preencha nosso formulário, logo entraremos em contato.

Cadastre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e novidades exclusivas da ProLucro direto em seu e-mail.

Contato

Aqui você não é um número, mas um cliente especial que merece e precisa de um atendimento especial.

    Entre em contato conosco agora, via WhatsApp!