A importância da Gestão Financeira Empresarial

controle financeiro

Em geral, a falta de disciplina do empreendedor na gestão das finanças de seu negócio é um dos grandes fatores de seu insucesso. A gestão financeira não pode ficar em segundo plano, pois é o coração da empresa.

A falta de indicadores como custos muito altos, nível de endividamento, capital de giro necessário e estoques, não permite uma boa análise da saúde financeira da empresa. O controle das finanças exige disciplina do empresário. Como primeira ação, deve-se estabelecer uma rotina de controle de entradas e saídas de dinheiro da empresa, o que tem que se tornar um hábito.

O segundo passo é separar as contas de finanças pessoais das contas da empresa, erro muito recorrente entre os empreendedores. A prioridade são as contas da empresa, não as do empresário.

Uma grande parte dos micro e pequenos empresários utilizam planilhas eletrônicas para seu controle. Já é uma enorme evolução, uma vez que essa ferramenta permite o fácil preenchimento, permite formatação própria, executa os cálculos e até gera alguns relatórios.

Apesar de o mercado oferecer inúmeras opções de softwares de gestão financeira, inclusive algumas gratuitas, o ideal é a implantação de uma ferramenta de gestão dócil, descomplicada, de fácil manuseio, que controle todo o seu financeiro e balize suas decisões de planejamento, com informações gerenciais seguras e confiáveis de seu negócio.

Leia também:  Como separar contas pessoais das contas da sua empresa?

Dúvidas e questionamentos sempre podem surgir, a maioria dos empresários não possui conhecimento suficiente na área da administração financeira. Não perca tempo, um bom controle financeiro o ajudará a organizar, planejar e sanar suas dúvidas financeiras, para que seu negócio continue bem, rentável e saudável.

Gil
Ricardo Luiz Gil de Lima
Experiente consultor em planos de negócios, avaliação de empresa e gestão de crise financeira. Técnico em pesquisa e precificação de produtos. Gestor de crise financeira. Especialista em implantação de controles financeiros.

Um comentário sobre “A importância da Gestão Financeira Empresarial

Deixe uma resposta